Estatística, Estatística Descritiva, Inferência Estatística

Para quem já é do ramo parece algo trivial, mas para quem nunca viu, os nomes acima não são tão triviais. Sendo assim, acho que vale a pena explicar rapidamente aqui o que é cada um.

Estatística é o estudo de como coletar, organizar, analisar e interpretar dados. Pense em uma pesquisa eleitoral. Não é possível entrevistar todos os eleitores de um país. Sendo assim, técnicas estatísticas vão nos ensinar como coletar dados de forma a pegar uma amostra que represente a população ou saber quais as falhas a coleta pode ter. Além disso, é preciso saber o que retirar desses dados. Quem vota em qual político, qual a característica dos eleitores que votam no político X e quais as características de quem vota no político Y. Esse é apenas um exemplo dentre tantos que mostram como a estatística é utilizada.

Estatística descritiva é uma forma de sumarizar seus dados de forma quantitativa. É uma forma de resumir a informação que você possui. Pensemos agora em uma sala de aula. A professora tem a nota de todos seus alunos e quer saber como a classe está se saindo. Para isso, ela pode calcular a média, o mínimo, o máximo e o desvio padrão das notas dos alunos. Esses valores são estatísticas descritivas e estão passando para a professora uma ideia, um resumo, de como a sala dela está se saindo.

Por fim, temos a inferência estatística, que é o conjunto de técnicas para tirar conclusões dos seus dados. A inferência estatística é a parte em que a estatística tirará conclusões e deduzirá propriedades da sua população. Após você coletar uma amostra da sua população, você pode tirar algumas estatísticas descritivas dessa amostra mas e depois? Suponha que você queira saber quanto a família brasileira gasta. Você não consegue entrevistar todas as famílias do Brasil. O que você faz? Entrevista algumas e a partir disso, utilizando as técnicas corretas, deduz o quanto a família brasileira gasta. Note que estatística descritiva te dá apenas as informações da sua amostra coletada, sem deduzir nada, diferente da inferência, que é quando você irá traçar conclusões de toda a população com base na sua amostra.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s