Qual a probabilidade de tirar o número 1 jogando um dado duas vezes?

Uma das perguntas mais comuns para quem estuda probabilidade ou é fã de jogos de azar: qual a probabilidade de sair o número X, pelo menos uma vez, ao jogarmos um dado n vezes?

Por conta daquela regrinha do “e” e do “ou” quando aprendemos probabilidade, muitas pessoas fazem confusão (inclusive já mencionei no post do link essa confusão). Pensemos no título desse post: qual a probabilidade de tirarmos o número 1, em ao menos uma das jogadas, ao jogarmos um dado duas vezes?

É comum alguns estudantes responderem 2/6 (= 1/3), pois a probabilidade de tirar 1 na primeira jogada é 1/6 e a probabilidade de tirar 1 na segunda jogada também é 1/6. Então, como queremos obter o número 1 na primeira ou na segunda jogada, basta somar essas duas probabilidades. Veja que partindo dessa lógica, a probabilidade de tirarmos 1 ao jogarmos um dado 6 vezes é 1/6+1/6+…+1/6 = 1, ou seja, 100%! Ao jogarmos o dado 6 vezes com certeza obteremos o número 1 em ao menos uma das jogadas. Faz sentido?

Não, não faz. Podemos tirar {2,2,2,2,2,2}, {2,2,2,2,2,3}, {2,2,2,2,2,4}, etc.

Antes de mais nada, note que ao jogarmos o dado duas vezes, nosso espaço amostral se altera. Agora, não temos apenas 6 resultados possíveis e sim 36. Já é mais um indício de que algo diferente tem que ser feito. Essas coisas mais intuitivas são excelentes para evitar erros.

Indo ao que interessa, o que faz toda a diferença nesse tipo de problema é o fato de que os eventos não são mutuamente exclusivos. Ou seja, eles podem ocorrer ao mesmo tempo.

Olhe com atenção, se você quiser saber a probabilidade de, ao lançar um dado, obter o número 1 ou o número 4, você não tem a possibilidade de obter os dois, então, a resposta será: 1/6 + 1/6 = 2/6= 1/3!

Entretanto, se você quiser saber a probabilidade de ocorrer 1 ao lançar dois dados, deve se atentar ao fato de que os eventos não são mutuamente exclusivos, então você precisa subtrair a probabilidade de ocorrer 1 nos dois lançamentos, a fórmula a ser utilizada é:

P(A ∪ B) = P(A) + P(B) – P(A ∩ B)

Ou seja, a resolução do problema do título desse post é:

1/6 + 1/6 – 1/36 = 11/36

Outra forma de pensar, seria nos eventos complementares. A mesma resposta é obtida quando obtemos a probabilidade de não se tirar 1 em nenhum dos dois lançamentos e subtraímos de 1 (ou 100%):

1 – (5/6 * 5/6) = 1 – 25/36 = 11/36

Não confunda: Probabilidade de sair o número 1 nos dois lançamentos do dado é 1/36. A probabilidade de sair pelo menos um número 1 no lançamento de dois dados é 11/36.

Agora você está preparado para os jogos de azar com dados! #partiuVegas!

E ai, gostou do post? Se você gostou, deixa uma curtida ou um comentário, parece pouco, mas é ótimo receber feedbacks de quem acessa o site. Se você não entendeu alguma coisa, deixe um comentário ou me escreva utilizando o formulário em Sobre o Estatsite. Por fim, não deixe de seguir o Twitter recém-criado da página, o @EstatSite.

 

Anúncios

16 comentários

      1. Fala Pedro! Não entendi, são quantos lançamentos? 4 lançamentos de um dado de 20 lados e que você precisa tirar os números 18, 19 e 20 ao menos uma vez? Nesse caso eu acho que seria mais interessante você calcular as formas que poderia cair 18, 19 e 20 e dividir pelo espaço amostral dos 3 lançamentos, se eu não errei a conta aqui, ficaria: 27/(20^3)

        Curtir

    1. Olá!
      O enunciado completo é este mesmo? Porque se é esse mesmo, então é 100%. Você vai pegar dois recipientes, não tem como pegar dois recipientes vazios, pois temos somente um vazio. Logo, é certo de que ao menos 1 estará cheio.
      A não ser que ele esteja retirando com reposição. Isto é, ele retira um, repõe e depois retira outro. Neste caso, a chance dele pegar pelo menos um cheio, seria 1 menos a probabilidade dele não pegar nenhum cheio. A probabilidade de não pegar nenhum cheio na primeira é 1/3 e na segunda também. Então, seria 1-(1/3 * 1/3) = 0,8889. Ou, 88,89%
      Abs

      Curtir

    1. Fala Lucas,
      Só para ter certeza, a questão quer saber a chance de obter pelo menos uma repetição?
      Se for assim, eu acho que o caminho mais fácil é ir pelo complementar disso, se a gente conseguir responder: qual a chance de não se repetir nenhum número, a nossa resposta é 1 menos essa chance.
      Então, qual a chance de não se obter nenhuma repetição em 6 lançamentos de um dado de 20 faces?
      É 20/20 * 19/20 * 18/20 * 17/20 * 16/20 * 15/20.
      Então a probabilidade de se obter pelo menos uma repetição é 1-(20*19*18*17*16*15)/20
      Veja se bate com a resposta e qualquer problema me avise.
      Abraços

      Curtir

  1. Boa tarde Yukio, tudo certo? Eu tenho uma dúvida e acho que ainda não encontrei a resposta. O problema é o seguinte: Eu rolo um dado de 6 faces e, caso o resultado seja 6, rolo mais uma vez. Qual a chance de eu rolar esse 6 duas vezes consecutivas (e se puder explicar a fórmula também, agradeço). Essa questão está me confundindo bastante, por parecer muito uma pegadinha. Poderia me ajudar por favor? Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s