Variáveis: Definição e Classificação

Em estatística, quando falamos de variável estamos falando sobre um atributo, uma característica de uma pessoa ou coisa. A altura de uma pessoa, o número de filhos e o estado civil são exemplo de variáveis.

As variáveis podem ser divididas em qualitativas ou quantitativas:
  • Variáveis Quantitativas: são variáveis numéricas, mensuráveis em uma escala quantitativa. A altura de uma pessoa e a quantidade de filhos que ela tem são variáveis quantitativas. Essas variáveis podem ainda ser divididas em variáveis discretas ou contínuas.
    • Discretas: são variáveis quantitativas cujos valores possíveis formam um conjunto finito ou enumerável de números (referenciar Bussab). Resulta de procedimento de contagem. Exemplos: número de filhos, quantidade de latas de cerveja, número de ovos que uma galinha bota ao longo da vida, etc.
    • Contínuas: são características mensuráveis. Em um determinado intervalo, podem adotar quaisquer valores (números reais). Na construção de tabelas de frequência, para estas variáveis, é necessário construir intervalos que agrupem os dados. Exemplos: altura, peso, renda salarial, etc.
  • Variáveis Qualitativas: são variáveis que não possuem valor quantitativo, não são expressas numericamente. A cor dos olhos e o sexo de um indivíduo são exemplos de variáveis qualitativas. Podemos ainda dividir estas variáveis em nominais e ordinais.
    • Nominais: variáveis que não possuem ordenação. Exemplos: sexo, cor dos olhos, nacionalidade, cidade de nascimento, etc.
    • Ordinais: variáveis que possuem ordenação. Exemplos: escolaridade, classe social, etc.
O quadro abaixo – um pouco mau desenhado, confesso – resume a classificação de variáveis:

pst_variaveis

Agora que você já entende o conceito de variáveis, é importante estudar como apresentar a frequência delas. Alguns posts bacanas sobre esse segundo passo são: Visualizando seus dados: HistogramaAnálise Bidimensonal para Variáveis Quantitativas e Análise Bidimensional para Variáveis Qualitativas.

Abraços e bons estudos!

Se este post te ajudou de alguma forma, curte o link ou deixe um comentário. E se tiver outros amigos que trabalham com esse material, não deixe de compartilhar com eles o site.  Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s