Funções Lambda em Python

Já expliquei como construir uma função em Python no post Construindo Funções em Python. No entanto, Python tem uma função que eu desconhecia até pouco tempo e que tem seu valor, principalmente pela praticidade. Esta nova função, que eu vou explicar neste post, é a chamada função lambda

A função lambdaé uma função chamada de anônima e que pode receber diversos argumentos, mas somente uma expressão. Apesar de mais simples, ela pode ser usada estrategicamente em vários momentos, geralmente quando estamos fazendo algum tratamento nas bases. Veja o exemplo abaixo:


funcao_teste = lambda A,B: A*B

funcao_teste(1,2)

captura de tela 2019-01-29 às 15.44.56

Simples, certo?

Passa-se o nome da função, o argumento lambda, as variáveis de entrada e o que deve ser retornado. Poderíamos ter uma função mais simples ainda, com uma variável:


funcao_teste_2 = lambda A: A*2

funcao_teste_2(2)

captura de tela 2019-01-29 às 15.46.14

Uma tarefa na qual a função lambda também é útil, é quando a combinamos com uma função definida comum. No exemplo abaixo, temos uma função definida que multiplica o resultado de uma função lambda por um número n imputado:


def funcao_A(n):
return lambda a,b : (a+b) * n

funcao_B = funcao_A(5)
funcao_B(2,3)

Captura de Tela 2019-01-29 às 15.54.39.png

Em tempo, tome cuidado com o espaçamento antes do return. Se você copiar e colar o código acima, é provável que a execução retorne um erro por conta disso. Recomendo que você mesmo digite este trecho. Lembro também que os prints aqui colocados são do Jupyter Notebook, que eu já dei uma introdução em Uma Brevíssima Introdução ao Anaconda e o Jupyter Notebook.

E se você gostou do post, deixa uma curtida ou um comentário aí. É sempre bom ter este retorno, até porque retorno financeiro praticamente inexiste aqui. E compartilhe com seus amigos cientistas de dados, moedeleiros e por aí vai. Se tiver alguma crítica ou sugestão, pode deixar um comentário ou me escrever no formulário que tem lá no Sobre o Estatsite. E se tiver Twitter, eu criei também o @EstatSite, sempre tento compartilhar algo legal que encontro por aí.

Valeu e bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s