Inserindo Título/Notas no seu Jupyter Notebook

Já dei uma breve introdução ao Jupyter Notebook no post Uma Brevíssima Introdução ao Anaconda e o Jupyter Notebook. Se antes eu achava que o Rodeo seria meu preferido para programar em Python, agora não vejo chance nenhuma de trocar o Jupyter Notebook. Uma das coisas mais interessantes dessa aplicação, e que será o tema deste curto post, é que você consegue acompanhar facilmente todo o histórico de seu código e, mais ainda, transformar numa espécie de apresentação ou caderno mesmo.

Além de manter os resultados e gráficos no documento (como já explicado no link do início do post), é possível inserir notas e títulos no arquivo. Para fazer isso, você irá utilizar a própria célula onde são inseridos os comandos. Por default, a célula é do tipo CODE no Jupyter, o que quer dizer que você deve utilizá-la para inserir seus códigos. Entretanto, é possível mudar o tipo da célula para o MARKDOWN. Para isto, vá no menu em Cell->Cell Type-> Markdown:

Captura de Tela 2019-01-31 às 11.24.41.png

Quando você clicar em Markdown, não sentirá diferença. Porém, se você escrever um comentário, precedido do símbolo ‘#’ e executar a célula (indo em Cell -> Run Cells ou shift+enter no Mac), você verá que a célula irá sumir e aparecerá um título:

Captura de Tela 2019-01-31 às 11.26.55.png

Captura de Tela 2019-01-31 às 11.27.05.png

Agora, você tem um título bastante destacado. Além disso, é possível também escrever comentários no documento, fazendo o mesmo processo, porém, sem incluir o símbolo ‘#’ antes do texto:

Captura de Tela 2019-01-31 às 11.30.19.png

Captura de Tela 2019-01-31 às 11.30.11.png

Caso você queira elencar vários itens em linhas diferentes, você deve utilizar o <br> para pular de linha:

capturadetela2019-01-31c3a0s11.32.42

capturadetela2019-01-31c3a0s11.32.59

Pronto, agora você não tem mais desculpas para deixar seu código desorganizado, ein!

E se você gostou do post, não vá embora sem deixar uma curtida ou um comentário. Dá bastante trabalho fazer o conteúdo do blog e o feedback de quem lê é muito motivador. Se encontrou algum erro ou tem alguma sugestão, dúvida, elogio ou crítica, pode escrever nos comentários ou me enviar uma mensagem diretamente em Sobre o Estatsite. E visite também a conta do Twitter @EstatSite.

Forte abraço e bons estudos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s