Só existem 4 grandes clubes no Brasil!

Há um tempo, um jornalista levantou o ponto de que só existem 4 grandes clubes no Brasil. Comentei isto numa thread no meu Twitter, mas antes havia iniciado este post aqui porque eu queria argumentar um pouco mais. O post ficou como rascunho por várias semanas até que hoje eu acidentalmente o vi. Achei válido finalizá-lo, só por diversão, mesmo não tendo nada a ver com o EstatSite. A fonte se resume ao Wikipedia, mas vou colocar alguns links ao fim do post.

COMO ASSIM SOMENTE 4 GRANDES CLUBES?

O jornalista cita Palmeiras, Corinthians, Flamengo e SPFC como sendo os quatros grandes clubes do Brasil. Além do conceito de “grande clube” ser algo vago, podemos ver que mesmo quando olhamos para desempenho dentro de campo, o argumento não se sustenta.

Primeiro, se eles são mesmo os maiores, deveríamos ver uma considerável hegemonia nos últimos anos. Olhando para as últimas 13 edições do Campeonato Brasileiro – estas foram as que envolveram 20 clubes, então fica mais fácil de fazer a comparação -, 14 clubes ocuparam uma das 5 primeiras posições. Sendo que 9 deles, mais de 4 vezes. Dos 5 que mais aparecem nestas posições, 2 não são considerados grandes na matéria.

D3ZScOSWkAA1AWp

Clubes nas 5 primeiras pos. nos últimos 13 brasileirões

Além disso, a competitividade se manteve, ou seja, ninguém está se distanciando dos demais ou aparecendo em vantagem por anos consecutivos. Em 2006-2011, o último fazia em média 39% dos pontos do 1º, contra 37% em 2012-2018. Comparando os 5 primeiros com os 5 últimos do campeonato, temos 55% x 53% e não há uma tendência clara de queda.

D3ZScxAWwAAeEeA

Pontuação 5 últimos/Pontuação 5 primeiros

Além disso, se olharmos para o campeonato como um todo, a competitividade geral também não parece ter mudado. A soma da pontuação da primeira metade da tabela em comparação com a segunda muda pouco. A distribuição também parece mudar pouco.

D3ZSdV0WwAE-4ds

Comparação dos Pontos das duas metades da tabela

D3ZSdV4XkAUeSc9.png

Distribuição dos pontos dos times ao longo dos anos

Há outros campeonatos importantes como a Libertadores e a Copa do Brasil. O complicado é que no mata-mata o acaso é muito mais forte e nem smp o melhor vence. Mesmo assim, nos últimos 13 anos tivemos 8 clubes br em finais da libertadores, sendo que só 2 foram citados como grande.

D3ZSd8DXoAAkcv_

Brasileiros em finais de Libertadores

NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER

santos-posado-1962.jpg

A ausência do Santos na lista é algo de se espantar. O clube onde jogou o maior jogador de todos os tempos, um que foi duas vezes campeão mundial, 3 vezes campeão da Libertadores, 8 vezes campeão brasileiro e com uma Copa do Brasil. Argumentar que os títulos aconteceram em outras épocas, mais gloriosas, seria pedir para passar vergonha também. Afinal, não só obteve títulos na década de 60, mas vários êxitos nos anos 2000. Além de ter aparecido 4 vezes entre os 5 primeiros colocados nos últimos 13 anos no campeonato brasileiro. Ou seja, um clube com êxitos em toda sua história, alguns memoráveis, grandes craques revelados, conquistas importantes nas duas últimas décadas, não pode ser considerado grande?

ONDE ESTÁ O CRUZEIRO NESTA LISTA?

triplicegdg.jpg

Este é bom para quem está acompanhando o futebol nos últimos anos. O Cruzeiro não só vem jogando um futebol bonito de se ver, como tem levado título atrás de título. Levou os brasileiros de 2013 e 2014, Copa do Brasil de 2017 e 2018. Poderia ser que fosse só na história mais recente que o clube começou a se destacar, não fosse o fato da tríplice coroa de 2003, libertadores de 1997, Copa do Brasil de 1996. Como um clube com uma história recente tão vitoriosa, 4 campeonatos brasileiros, 6 copas do Brasil, títulos em tantas décadas diferentes pode não estar entre os grandes? Qual o critério do jornalista? Porque o próprio Palmeiras não foi constante em todas as décadas, a não ser que você ignore o jejum de 1976 a 1993 e os dois rebaixamentos de sua história – que para mim, não diminui em nada a grandeza do clube.

NÃO ESQUEÇAM DO RIO GRANDE DO SUL

dupla-grenal_750x422_5c8f8ad8cf97e.jpg

Apesar de ser paulistano, entendo as reclamações das pessoas de outros estados de que o futebol de RJ e SP tem mais destaque na mídia. É justo. Sendo de família mineira e tendo bons amigos gaúchos, vejo que a rivalidade e o fanatismo lá é até maior do que o que temos aqui. A lista dos quatro maiores clubes parece refletir esse lado dos jornalistas de ignorarem o futebol gaúcho, já que esquece do Internacional e do Grêmio, protagonistas de, possivelmente, o maior clássico do Brasil.

O Internacional, que também não está na lista dos grandes, apareceu 5 vezes entre os 5 primeiros nas últimas 13 edições do Brasileirão, além de ter uma libertadores no mesmo período. Tem ainda duas libertadores e um mundial, além dos títulos brasileiros na década de 90. Dá para concluir que o clube tem pelo menos 30 anos de relevância no cenário nacional. Por que então Corinthians seria tão superior ao clube gaúcho? Afinal, a epoca mais vitoriosa do timão também foi nos últimos 30 anos. Tal como o caso da comparação entre Palmeiras e Cruzeiro acima, não quero dizer que o Corinthians não seja enorme, mas o Internacional também é. Toda essa análise vale para o Grêmio, que aliás tem o futebol mais bonito do Brasil – ou tinha, até o ano passado..

O VASCO É UM TIME PEQUENO?

20170729-181610-1-.jpg

Agora, vamos para outro ponto porque não fico só insatisfeito com esse papo de somente quatro grandes clubes, mas também acho ridículo como algumas pessoas têm memória curta. Muito tem se discutido com relação a alguns times grandes terem se tornado pequenos, como o Vasco e o Botafogo. Parece simples, jejum de muitos anos sem grandes títulos, alguns rebaixamentos na conta e isso tudo já seria o suficiente para declarar que estes times são pequenos. Aqui, vou olhar para o Vasco e outros clubes para entender se o ponto é válido.

Primeiro, olhemos para o histórico do cruzmaltino, tanto em questão da instituição, quanto da bola rolando. O Vasco é um dos clubes mais antigos do Brasil, com mais de 120 anos. Além disso, o clube possui a quinta (!) maior torcida do Brasil, praticamente o dobro do Fluminense, Botafogo e Atlético Mineiro. Em questão de confrontos com seus rivais, o time tem mais vitórias que Fluminense e Botafogo e somente menos que Flamengo. Ainda assim, a diferença é de somente 17 vitórias e 20 gols a menos feitos. Olhando para os títulos, é um dos maiores campeões do brasileirão e está entre os 10 clubes que conquistaram a libertadores. Não é pouca coisa…

Aí vão apontar para crises financeiras. Olha, não analisei o demonstrativo do clube nos últimos anos. Mas ainda que tivesse alguma crise, não dá para esquecer que todos os grandes clubes passam por isso e no fim acabam se recuperando. Há ainda no Wikipedia uma lista de faturamento dos clubes e, olhando de 2007 a 2018, não há nada que possa preocupar os vascaínos. Se somarmos todos os déficits desse período, o clube está a frente de Santos, Atlético MG, Botafogo e Fluminense. Além disso, sabe quem está logo acima, mas só um pouco melhor? Corinthians, sim, um dos quatro grandes.

Captura de Tela 2019-04-26 às 16.52.59.png

Déficit dos clubes 2007-2017

Se considerarmos só os últimos 5 anos, o clube parece ter ajustado o setor financeiro:

Captura de Tela 2019-04-26 às 16.51.59.png

Déficit dos clubes 2012-2017

Outra coisa muito falada é que futebol não vive de passado . Isso é um tanto quanto mentiroso. É comum vermos alguns clubes pequenos despontarem por um tempo, levarem a gente a crer que se tornarão grandes, mas depois despencarem e desaparecerem (Ex.: São Caetano, Portuguesa, etc.). Por outro lado, um clube com grande história, dificilmente desaparece com tanta facilidade, o que implica que o Vasco deve continuar com bastante visibilidade por um bom tempo, mesmo que permaneça em jejum. E, com isso, é bem possível que possa voltar a vencer e se destacar.

Adicionalmente, quando falamos de jejum, precisamos lembrar que vários grandes passaram por isso, inclusive os mencionados pelo jornalista. O Palmeiras viveu um jejum de títulos de 1976 a 1993 e o SPFC está há 7 anos sem um título importante – isto considerando a Sul-Americana importante. O Vasco, no entanto, tem somente 8 anos de jejum.  É totalmente possível que com os dirigentes certos e tempo para trabalhar, o clube volte a brilhar.

Dito tudo isto, vamos com calma antes de sair dizendo que o clube já é pequeno. Sim, a fase não é boa, o time está sofrendo, mas outros grandes já passaram por isso e deram a volta por cima. O Palmeiras ganhou dois brasileiros nos últimos 3 anos e tem montado talvez o elenco mais forte do Brasil logo depois de ter sido rebaixado em 2002 e 2013. O mesmo aconteceu com Corinthians e Grêmio.

CONCLUSÃO

Quanto mais eu analiso, menos eu acredito na ideia de que existam somente 4 grandes clubes no Brasil. Acredito que nem se aumentarmos para 8 clubes, a análise seria justa. São muitos altos e baixos, clubes que “dormem” por 1-2 anos e ressurgem com tudo, clubes que se mantiveram competitivos em praticamente todas as décadas, clubes que tiveram grandes conquistas que não podem ser esquecidas. Futebol é cíclico, altos e baixos acontecem. Quem tem memória curta, corre o risco de fazer julgamentos precipitados.

PS: Quase tomo uma bronca do meu pai e esqueço de mencionar o grande América MG, que não apareceu na análise do jornalista e que na terça-feira faz 107 anos! Respeita o maior de minas!!

Fonte:

https://www.terra.com.br/esportes/lance/jornalista-diz-que-so-existem-quatro-ou-cinco-clubes-grandes-no-brasil,b7091a9c05d9f1ea8900d80ae55fdbe67cgv5tw2.html

As 50 melhores cidades do Brasil para viver, segundo a ONU

https://pt.wikipedia.org/wiki/Club_de_Regatas_Vasco_da_Gama#Rivalidades

https://www.netvasco.com.br/mauroprais/futrio/flaxvas.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil

São Paulo vive maior jejum de títulos dos últimos 48 anos

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_do_Clube_de_Regatas_do_Flamengo_no_futebol

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_faturamento_dos_clubes_de_futebol_brasileiro#Em_2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s