Mini Curso de SAS Gratuito

Acabou de chegar em uma nova empresa e vai precisar usar o SAS, mas você nunca teve uma aula sequer na faculdade e quer impressionar o chefe? Nos links abaixo, você vai encontrar uma sequência das funções e métodos essenciais que você precisa ter conhecimento na linguagem.

  1. Instalando o SAS University ou Instalando o SAS University… de novo: É provável que você não tenha SAS no seu notebook, pois é um software cuja licença é muito cara. Sendo assim, a opção para praticar antes do primeiro dia é instalar o SAS University, uma versão mais limitada, mas que já serve para que você consiga praticar algumas técnicas.
  2. Introdução ao SAS e ao SAS University: Primeiiro você precisa entender como é que funciona o SAS, como ler uma tabela e como utilizar um DATA ou um PROC.
  3. Importando Arquivos no SAS: Outro passo importante, caso a base que você precisa utilizar no estudo não esteja em uma biblioteca no servidor SAS, é importar o arquivo. Não é difícil e esse post vai te ensinar como fazer isso de forma simples e rápida.
  4. TUTORIAL: PROC FREQ NO SAS, Tutorial: PROC MEANS no SAS e Proc Means: Bom, agora que você já consegue acessar as bases da empresa, é interessante entender o que tem em cada uma. Neste caso, utilizar um PROC FREQ ou PROC MEANS, para entender a frequência da aparição de algum nome em determinado campo ou obter as estatísticas descritivas é a melhor opção.
  5. Tutorial: Proc Sql (SAS): Agora, você precisa iniciar os tratamentos na sua base. Fazer algum tipo de sumarização, filtro e coisas do tipo. Esse tutorial ensina diversas manipulações que podem ser feitas usando o PROC SQL.
  6. Filtro e Criação de Variáveis com IF no SAS: Nada mais comum do que alguém pedir para você filtrar uma base nos primeiros dias e fazer alguma análise, ou então pedir para você extrair alguma informação (ex.: criar uma base com todos clientes de São Paulo). Para isso, você vai precisar conhecer o IF. Aqui, você começa a adentrar o mundo do DATA STEP com um pouco mais de profundidade.
  7. Como combinar tabelas no SAS utilizando left join e full join e Combinando três tabelas com o left join: Os ‘joins’, junto com o IF e o GROUP BY são os comandos mais utilizados por qualquer analista de dados. Afinal, você dificilmente encontrará uma única base com todas informações que precisa.
  8. Tutorial: Trabalhando com Variáveis Texto no SAS e Trabalhando com espaços e acentos no SAS: Bom, o nome do post fala por si só. Creio que não precise explicar que você eventualmente vai ter variáveis texto na sua base né?
  9. Formatando Datas no SAS e Formatação de Datas no SAS: Talvez não seja tão essencial, mas com certeza você vai se deparar com bases que incluem datas e elas não estão no formato adequado. Entender como formatar esse tipo de campo vai facilitar demais sua vida.
  10. Visualizando seus dados: Histograma e Visualizando seus dados: Gráficos de Dispersão: Ok, poucas pessoas vão querer gráficos no SAS. De verdade, é raro alguém priorizar gráficos no SAS, ao invés de usar o R, algum software de BI como o Power BI ou até mesmo o Excel. Só que não custa nada saber os mais fáceis, né?

Creio que com isso você vai saber o essencial para sobreviver à algumas semanas sem ter muito estresse e talvez até impressionar seus colegas. Há ainda uma série de posts em Programação em SAS que eu acho que podem te ajudar bastante. Tentei priorizar o essencial, então obviamente alguns posts bacanas ficam de fora, como por exemplo os posts de como tratar campos missing.

 

E se você gostou do post, não vá embora sem deixar uma curtida ou um comentário. Eu sei que não parece relevante, mas faz diferença para mim e custa pouco para você. Se encontrou algum erro ou tem alguma sugestão, dúvida, elogio ou crítica, pode escrever nos comentários ou me enviar uma mensagem diretamente em Sobre o Estatsite. E visite também a conta do Twitter @EstatSite.

Forte abraço e bons estudos!

Anúncios